Grupo Português de Imunodeficiências Primárias (GPIP)

O GPIP é uma associação sem fins lucrativos, constituída por médicos e outros profissionais com interesse em Imunodeficiências Primárias (IDP).

Formalizada no dia 1 de Fevereiro de 2000, foi integrada na SPI como grupo de trabalho autónomo no ano de 2006. Tem como objectivo contribuir para o desenvolvimento das IDP, nas suas diversas expressões:

  • Promover o conhecimento deste grupo de doenças, difundindo a sua importância e fomentando a investigação clínica e básica nesta área.
    Manter uma actividade formativa e de actualização contínua, mediante a realização de reuniões para actualização e discussão de casos de IDP e a disponibilização de treino em técnicas de Imunologia clínica.
  • Estabelecer uma rede de colaboração para o diagnóstico e tratamento de pacientes com IDP, através da disponibilização de apoio clínico, estudos laboratoriais e recursos terapêuticos diferenciados.
    Colaborar com associações congéneres, em especial a ESID (European Society for Immunodeficiencies), bem como com outros Centros empenhados no estudo das IDP.
  • Criar e manter um Registo Português de IDP (REPORID), paralelamente ao Registo Europeu de IDP da ESID.